Quando os olhos ficam sobrecarregados e desconfortáveis, plantas como camomila ou sobrancelha são eficazes para acalmar e reduzir a inflamação. Alguns alimentos também ajudam a evitar problemas.
Camomila comum com efeito anti-inflamatório
Um clássico no tratamento oftalmológico, possui um efeito anti-inflamatório que o torna ideal para o tratamento de problemas como conjuntivite, olhos cansados e chiqueiros.
Use-o como um colírio ou banho de olho.
Camomila de Mahón para relaxar as pálpebras
Esta planta, muito próxima à anterior, também é conhecida como Santolina e possui ácidos fenólicos derivados do ácido benzóico, óleo essencial e flavonóides.
Recomenda-se tratar a inflamação das pálpebras ou blefarite, visão cansada e irritação ocular.
Sob a forma de um colírio ou banho de olho , oferece um alívio notável.
Mirtilos, ricos em antocianinas
Suas antocianinas promovem a microcirculação capilar e ajudam a regenerar a camada vascular da retina.
Eles são consumidos crus ou desidratados , como é ou com iogurte.
Cenoura com efeito reparador
Graças à sua riqueza em carotenos, exerce um efeito reparador.
Você pode preparar um remédio tradicional cortando uma ou duas cenouras com um pedaço de aipo e água até obter uma pasta. Uma gaze ou algodão é embebida com esta pasta e aplicada nas pálpebras e ao redor dos olhos.
Centáurea para cuidar da retina
Os capítulos de flores azuis brilhantes contêm pigmentos de antocianina, o que lhes confere uma ação notável da vitamina P, que pode melhorar a microcirculação capilar .
Tomar a infusão ou aplicá-la topicamente em compressas ou colírios ajuda a regenerar a camada vascular da retina , que, por sua vez, alivia a visão cansada e a irritação ocular.
Pepino fatiado, um bom descanso
Pepino ajuda a acalmar os olhos .
Fatias deste vegetal são aplicadas bem lavadas nas pálpebras e permanecem com elas por alguns minutos.
Sabugueiro, indicado na conjuntivite alérgica
As flores quentes com infusão também são um bom alívio para os olhos cansados e os herbalistas recomendam que reduzam a inflamação nas conjuntivites e blefarites alérgicas.
Luteína antioxidante
A luteína é um pigmento que dá a muitos vegetais uma cor amarelada. Altamente antioxidante, protege os olhos da luz solar e evita a perda de visão.
Idealmente, deve ser incluído na dieta , mas pode ser tomado em cápsulas.
Se você optar por cápsulas , a dose recomendada é de 10 mg uma ou duas vezes por dia.
Eufrasia contra olhos secos
Ele também tem uma ação anti-inflamatória, é muito eficaz para acalmar a secura e a irritação ocular , bem como a dor de cabeça que pode aparecer após forçar os olhos.
Aplique a infusão ainda quente com uma compressa diferente em cada olho. Filtrado adequadamente para remover quaisquer impurezas, pode ser aplicado em um banho de olhos ou como um colírio.
Betonic contra dor de cabeça
É um excelente remédio para aliviar a dor de cabeça que muitas pessoas experimentam ao se expor por horas à luz de computadores ou outros dispositivos, ou devido à fadiga ocular causada pela visualização atenta de imagens e textos acima e abaixo da tela.
O ideal para esse fim é combiná-lo com hortelã ou manjerona .