Ansiedade Causa Impotência Sexual?

Muita gente ainda confunde impotência sexual com uma falha ocasional quando, na verdade, só é considerada impotência sexual, quando a falta de ereção é permanente.

Mas, claro, isso não significa que a falha não mereça uma atenção, na verdade, é quando é preciso ligar o sinal de alerta e, caso comece a ocorrer de forma mais permanente, procurar rapidamente ajuda médica.

Causas

Embora muitas possam ser as causas da impotência, na verdade, 70% é por fundo emocional, sendo os 30% restantes causados por uma disfunção orgânica, podendo ser vascular de origem arterial, hormonal e, até mesmo, por alterações na anatomia do pênis, como no caso da doença de Peyronie.

Ansiedade

Dentre as causas de fundo emocional que podem levar à impotência sexual, a ansiedade se destaca, como a que pode mais bloquear o mecanismo da ereção. E isso porque o homem por medo de falhar ou se sentir inibido e inseguro,acaba gerando uma ansiedade e prejudicando o mecanismo da ereção.

Ainda dentro da ansiedade, a falta de controle ejaculatório também pode causar o problema de ereção, com o medo de ejacular muito rápido, de não dar prazer à parceira e de não conseguir a penetração que considera ideal, isso tudo pode acabar criando uma ansiedade tão grande prejudicando, assim, a ereção.

Estresse

E não dá para deixar de citar o estresse e problemas financeiros como fatores importantes também quando o assunto é impotência sexual.

Fica difícil ter desejo e autoestima quando não se tem emprego ou dinheiro.

Relação desgastada

É fundamental estabelecer se o sexo funciona mal e compromete a relação ou se ele funciona mal porque a relação já está comprometida, ou seja, saber identificar se o problema está realmente com o homem. Muitas vezes a relação desgastada leva ao desinteresse e falta de libido.

Envelhecimento

Mesmo com a principal causa da impotência sexual sendo emocional, é comum relacionar o envelhecimento à impotência, e isso porque a taxa de testosterona pode diminuir na terceira idade, porém, não a um nível que exija reposição.

Embora o envelhecimento não cause, propriamente, a perda da ereção ou desejo sexual, isso pode variar muito de acordo com a postura de cada um. É possível, inclusive, que um homem de 90 anos tenha atividade sexual satisfatória com ereção, se ele for saudável, otimista e bem disposto. Enquanto um bem mais jovem, se estiver deprimido, se achando já velho pode, realmente, apresentar  problemas.

Infelizmente, muitos homens ainda resistem na hora de buscar ajuda médica, principalmente, se tratando de sexualidade. Geralmente, só procuram quando a situação está fora do controle, com desgastes em relacionamentos, por isso, é muito comum só buscarem ajuda estimulados pela parceira.

Tratamento

Como foi dito, quando a disfunção passa a ser frequente, nesse caso, é preciso buscar ajuda médica, com um profissional capacitado, o qual saberá indicado o melhor tratamento para o seu caso.

Uma dica é fazer uso do produtos naturais, e hoje em dia já existem efervescentes como o eferver up que ajuda combater a impotência sexual, e a grande vantagem dele é que ele é um produto totalmente natural.

Autoinjeção

Se a disfunção acontecer por conta de uma falha nos nervos que estimulam o pênis, a auto injeção pode ser o tratamento mais indicado, com o próprio homem injetando no pênis uma droga, a qual irá provocar vasodilatação no pênis, favorecendo a entrada de mais sangue.

O efeito é imediato, após cinco minutos da injeção, a ereção já acontece.

A autoinjeção é indicada, principalmente, para diabéticos e homens submetidos à prostatectomia radical (retirada total da próstata comprometida por câncer).

A autoinjeção também pode ser receitada em casos emocionais, associada à psicoterapia.

Tratamento farmacológico 

Também, em alguns casos, pode ser indicado o tratamento farmacológico para ativar o mecanismo da ereção.

Próteses penianas

Em alguns casos, pode ser indicado o uso de próteses penianas, que são feitas de silicone e dão rigidez ao pênis, permitindo a penetração sem alterar a capacidade de ejaculação, desejo ou prazer.

Cirurgia

Há também aqueles casos mais graves, em que o mais indicado é a cirurgia, existindo diferentes opções, voltadas para diferentes necessidades.

 

Enfim, o importante é saber que hoje, felizmente, é possível tratar, com sucesso, a impotência sexual, sabendo, no entanto, que quanto mais cedo procurar ajuda médica, mais rápido e simples será o tratamento.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *