Estrias doem?

Estrias podem afetar tanto homens como mulheres, podendo surgir em várias partes do corpo e em várias fases da vida. As regiões mais comuns afetadas pelas estrias são braços, pernas, quadril, seios e barriga.

As estrias são cicatrizes, resultantes de um estiramento da fibra do colágeno, que ocorre na parte interna da pele. Elas não são classificadas como doença, mas por sua aparência antiestética, costumam trazer muito desconforto, baixando a autoestima, podendo levar a pessoa até mesmo a um quadro de depressão.

As mulheres são as mais atingidas pelas estrias pois a gravidez está entre as principais causas.  Então, vamos entender melhor esse problema a seguir.

As estrias doem?

As estrias, geralmente, não apresentam nenhum sintoma físico e por isso quando são percebidas já estão em fase avançada, Silk Skin funciona para tratamento inicial ou avançado.

Apesar de não causarem dor, as estrias passam por duas fases.

O primeiro sinal do surgimento da estria é o desenho de uma linha avermelhada (ou levemente arroxeada) na pele.

Nesta fase elas são consideradas recentes e seria o melhor momento de começar a tratá-las.

Esta cor avermelhada significa que o sangue ainda circula irrigando a região e os resultados de um tratamento são bem mais promissores e rápidos.

Na segunda fase, como em todo ferimento, o corpo passa a desenvolver um processo de cicatrização. Nesta fase algumas pessoas apresentam alguns sintomas e aquilo que era uma “ferida interna”, passa a ser uma cicatriz.

Nesta fase as estrias que eram vermelhas ou arroxeadas passam a brancas e ficam bem mais difíceis de serem tratadas ou reduzidas.

Uma estria se forma quando a fibra do colágeno se rompe. Podemos comparar o colágeno e a elastina como um elástico que pode ser esticado, mas que tem um limite. Se excedermos a este limite o elástico se romperá.

Assim acontece com a pele que se rompe ao ser estirada além do seu limite. Quando isto ocorre, os sintomas vão depender da sensibilidade de cada um, mas muitas pessoas relatam dores, coceira, calor e ardência na região afetada.

Nesta fase inicial é bom ter muita atenção com a hidratação. Tomar bastante água, usar (e abusar) dos cremes hidratantes e óleos para manter a pele com bastante elasticidade

Como já dissemos as estrias não são classificadas como doença e não apresentam nenhum perigo ou dano maior a sua saúde.

Geralmente são consideradas até normais e sabemos que elas surgem em alguma fase da vida.

Se encarada como um problema estético, já existem várias opções de tratamento que vão desde os mais simples até os mais sofisticados realizados em clínicas especializadas.