Próstata: o que é e para que serve?

A saúde masculina ainda é muito deixada de lado, pois há um grande tabu em torno desses cuidados. Contudo, a informação é sempre a melhor alternativa para que essa situação mude e que problemas simples possam ser prevenidos da maneira correta.

Então, vamos entender um pouco mais sobre o que é a próstata e qual a sua função no organismo masculino.

O que é a próstata?

A próstata nada mais é do que uma glândula unicamente masculina, também chamada de glândula prostática. Ela possui uma forma arredondada, cerca de 2 centímetros de largura e 3 centímetros de altura, com cerca de 15 a 20 gramas de peso.

Essa importante glândula fica logo abaixo da bexiga, em volta da primeira porção da uretra e bem na frente do reto.

As vesículas seminais também ficam coladas à próstata e são os órgãos responsáveis pela fabricação de uma parte do líquido que forma do esperma.

Além da uretra, por dentro da próstata também passam os vasos deferentes, que são aqueles canais responsáveis por levar o espermatozoides que são produzidos nos testículos. Esses vasos terminam no interior da próstata.

LEIA TAMBÉM: Urotrin Opinioni

Embora seja um órgão muito importante e que tem como função a proteção dos espermatozoides pelo líquido ejaculatório, pode-se dizer que a próstata não é essencial para a vida.

Por isso, pacientes com problemas mais sérios na próstata, tal como câncer, podem até retirá-la por meio de cirurgia e levar uma vida normal após o procedimento.

Para que serve a próstata?

A próstata tem como sua principal função a produção de uma secreção que irá proteger os espermatozoides no momento da ejaculação. Dessa forma, esse fluído que a próstata produz (líquido prostático) representa cerca de 30% do volume do esperma que é eliminado durante a ejaculação.

É ele também que é o responsável por deixar o esperma com uma cor mais esbranquiçada ou leitosa.

Já os espermatozoides, são produzidos nos testículos. No momento da ejaculação, são transportados pelos vasos deferentes e se junto à vesícula seminal.

Quando passam por lá, os espermatozoides se unem ao líquido seminal, que corresponde a cerca de 60% do volume do esperma. Depois da vesícula seminal, os espermatozoides conseguem chegar até a próstata.

É ela que se contrai no momento da ejaculação para a liberação do líquido prostático, se misturando ao líquido seminal que já está cheio de espermatozoides.

Vale lembrar que o líquido prostático ajuda a proteger os espermatozoides do ambiente vaginal que é ácido, prolongando a sua vida e aumentando a chance de fecundação.